Algumas características nutricionais de alimentos da Região Amazônica

Agnes Bueno

A diversidade de alimentos ricos em propriedades nutricionais e determinantes no processo saúde e doença na Amazônia é constatada por pesquisadores em nível nacional e internacional. A informação da composição dos alimentos da região é fundamental para fundamentar a segurança alimentar e nutricional.

 Uma significativa variedade e oferta de frutas, peixes e raízes que a região oferece são alimentos funcionais e ricos em nutrientes extremamente importantes em relação aos benefícios no estabelecimento de um perfil nutricional compatível com a saúde e prevenção de doenças.

Em relação as frutas, dentro da variedade existente, se observa-se que o Açai, muito utilizado pela população, fornece muita energia, proteína, cálcio, potássio, vários aminoácidos, vitamina C, antocianinas e vitamina E, que ajudam a combater radicais livres em função das estruturas antioxidantes. Outra fruta bastante popular na Amazônia é a Pupunha, rica em ômega 9, betacaroteno e vitamina A. Chama a atenção o Tucumã, que além da riqueza de fibras, possui ácidos graxos, betacaroteno e diferentes vitaminas. A ação anti-inflamatória de diferentes frutas da região precisa ser valorizada na prevenção de diferentes estados patológicos.

Destacando o Cará e a Macaxeira, tubérculos muito ricos em fibras e amido são bastante usados no café da manhã e utilizados em várias receitas. Na rotina da região a goma da Mandioca, rica em potássio, fibras e vitamina C e resveratrol e folhas de Jambu fazem parte de um dos hábitos muito comum, que é o Tacacá. O Jambu que é muito utilizado como fitoterápico, possui nutrientes como sais minerais, vitaminas, ferro, e fibras além de carboidratos e lipídios.

O peixe é um alimento que faz parte da grande maioria das preparações da população da região. Em geral os de água doce são bem procurados. O teor de proteína é alto e o perfil de aminoácidos são de alto valor biológico. Entre as diferentes espécies estão presentes cálcio, ferro, potássio, selênio, zinco e potássio, além de lipídios. Entretanto, alguns minerais com alto prejuízo à saúde, como o Mercúrio, Cromo e Arsênio são detectados em determinados tipos de peixes. Entre a diversidade de peixes mais utilizados pela população, alguns são o Tambaqui, conhecido como Pacu Vermelho, o Aruanã, que parece com o Pirarucu, o Tucunaré que possui uma carne bastante rica em lipídios e o Pirarucu, que se assemelha em gosto com o bacalhau.

Medicina PUC-Rio Medicina PUC-Rio

Leia mais